O cão e o lobo não têm os mesmos valores, como disse La Fontaine tão bem em sua famosa fábula. É assim que muitos etólogos que observam caninos em estado selvagem, mas também cães vadios ou livres, estão gradualmente a conduzir-nos para uma nova forma de reconhecimento dos modos de aprendizagem e comunicação necessários ao bem-estar do animal. 

A domesticação liga o cão ao homem muito mais do que parece e este emprega tantos esforços para se adaptar e conviver conosco, que é um bom presságio retribuir o favor de nos perguntarmos sobre a solidez de nossos métodos educativos.

Quando recebermos um cão em casa, viveremos com ele de acordo com certas regras. A partilha do lugar de vida, as trocas e as interações entre os habitantes da casa, constituem este conjunto de regras que o cão terá de aprender . Vamos ver juntos quais são os diferentes métodos de treinamento de cães para conseguir isso.

O que é adestramento de cães?

O adestramento de cães é um método tradicional de obediência para ensinar o cão a sentar , deitar , não se mexer , se exibir…? 

A educação do cão é bem diferente! Acaba sendo mais complexo, pois se baseia em aprender a viver em um ambiente humano , pois o cão doméstico ou de companhia, mesmo o cão de trabalho, necessariamente precisa de educação para ser integrado a um ambiente onde os códigos são específicos para uma espécie que não é sua. 

brown dog in window car

Ele terá que aprender a aceitar ser tocado, aceitar a coleira, voltar para você durante uma caminhada, manter a calma em um lugar desconhecido, aceitar abraços, controlar-se no jogo, não latir desnecessariamente. , comer em horários fixos e não qualquer coisa… e até morar com o gato do vizinho ou transeuntes na rua.

treinamento canino

Em relação ao aprendizado do nosso amiguinho, às vezes é difícil entender como proceder. Ansiosos por fazer o bem, no entanto, podemos cometer erros se não soubermos exatamente do que estamos falando.

É, pois, necessário, desde logo, diferenciar duas noções, educação e adestramento .

Costuma-se dizer que a educação significa aprender as regras de vida que o cão deve aprender, para viver em harmonia com você e sua família, incluindo outros animais de estimação. Quanto ao treinamento, é o aprendizado de comportamentos específicos que respondem a situações particulares.

Assim, educamos um cão para ensiná-lo a viver “em sociedade” e o treinamos para realizar tarefas específicas, como cães-guia para cegos, cães farejadores de drogas, etc.

Seja para um ou outro, existem diferentes métodos, que se baseiam em diferentes graus nos resultados da pesquisa comportamental condicionante, entre os quais podemos distinguir mais particularmente:

  • Condicionamento responsivo;
  • Condicionamento operante.

Pavlov e condicionamento responsivo

Devemos o conhecimento do condicionamento ao trabalho de um fisiologista russo, Ivan Pavlov .

Enquanto trabalha na digestão e nas glândulas salivares, ele percebe que seu cão, que ele alimenta em horários determinados, tende a salivar à medida que a hora da refeição se aproxima. 

Ele então desenvolveu com sucesso uma série de experimentos destinados a submeter um cão a diferentes estímulos sonoros, pouco antes de comer, a fim de “condicioná-lo” a salivar ao ouvir esse som.

Ele vai levar essa experiência ainda mais longe e vai conseguir demonstrar que com treino e por associação, apenas a estimulação (som) consegue desencadear o reflexo condicional (salivação).

É por meio dessa experiência, hoje conhecida como ” reflexo de Pavlov “, que ele lança luz sobre os reflexos condicionais e a aprendizagem por associação.

Skinner e condicionamento operante

Devemos esse conceito de “condicionamento operante” ao psicólogo Frederic Skinner, que se baseou no trabalho sobre inteligência animal de um de seus colegas, Edward Thorndike.

Com um experimento realizado em ratos e pombos, conhecido como “caixa de Skinner”, ele demonstra que o comportamento é dependente do efeito que produz e que pode ser influenciado, modificado ou moldado pelo reforço e punição.

Diferentemente do condicionamento responsivo de Pavlov, onde o comportamento responde ao estímulo em um sujeito passivo (o estímulo é independente de sua ação), com o condicionamento operante de Skinner é o comportamento que traz o estímulo , tornando-o um sujeito ativo de seu aprendizado.

É bom saber : Os termos “reforço e punição” não têm o mesmo significado aqui que na vida cotidiana. Reforço é uma ação que visa aumentar a ocorrência de um comportamento e punição, ação que visa diminuir esse comportamento. Ambos podem ser positivos ou negativos.

A comunicação e a aprendizagem são valiosas para o cão

O cão usa 2 faculdades que conhecemos bem: comunicação e aprendizagem. Na etologia, a comunicação para o cão é um sinal emitido por um indivíduo, o dono, que influencia o comportamento do receptor, seu cão, de forma vantajosa pelo menos para o emissor e se possível para o emissor e o receptor naquele momento. 

Por exemplo, ao explicar a um cão que ele deve parar na calçada com você antes de atravessar uma estrada, o sinal de pare que você mostra a ele e que reforça ao parar, é vantajoso para você, pois evita o perigo, evita que você ter que correr atrás do seu cachorro que poderia ter atravessado a rua na frente dos carros. 

Esta forma de comunicação que está integrada no adestramento do cão também tem uma vantagem para o seu cão no nosso mundo, a de não ser atropelado.

A aprendizagem é definida pela modificação do comportamento do cão como resultado de experiências individuais . O cão experimenta com você diariamente e aprende o tempo todo , pensando e memorizando o que se pode esperar dele em determinadas situações.

O treinamento do cão é, portanto, o conjunto de técnicas usadas após a intervenção de uma pessoa para garantir que o aprendizado leve a uma resposta preditiva do cão.

O treinamento do cão refere-se ao condicionamento operante

Segundo Skinner, o condicionamento operante no adestramento de cães é “a modificação da probabilidade de ocorrência de um comportamento de acordo com as consequências desse comportamento”. Assim, o comportamento que se deseja ver adotado pelo seu cão depende das consequências a ele associadas, sejam elas consideradas pelo cão como agradáveis ​​ou não.

Amplamente utilizado na prática, o condicionamento operante utiliza os fatores motivadores do cão: seja o reforço primário, reconhecido espontaneamente pelo cão e muitas vezes associado ao prazer (comida, sair ao ar livre, sair do carro, ver seus amigos cães, brincar, etc.), ou secundária e que não é natural para o cão (a voz que o cão aprendeu está associada a algo positivo para o cão; a carícia se tornou agradável também para o cão). 

O cão pode sentir prazer por certas recompensas enquanto outros não , é de fato uma questão de indivíduos, temperamentos , experiências ou sentimentos.

O condicionamento operante reúne 4 métodos de aprendizagem que aumentam ou reduzem a aparência de um comportamento: punições positivas (P+) ou negativas (P-), reforços positivos (R+) ou negativos (R-). O cão pode compreender naturalmente os métodos de condicionamento operante, assim como os códigos de comunicação social, tudo o que facilitará sua integração em nossa vida humana diária.

Métodos coercitivos ou positivos?

Os principais métodos de ensino utilizados podem ser de dois tipos ( Haverbeke et al. 2008 ):

  • coercitivo : baseado em reprimenda e sentimentos desagradáveis ​​(P+ e R-). O cão ouve ou “obedece” por medo, para evitar dores físicas ou fisiológicas, o cão renuncia a qualquer ação, não encontrando soluções para escapar, não tem mais escolha. Estes métodos ainda hoje utilizados, como as coleiras elétricas ou cravadas, mas proibidas em alguns países europeus, reduzem o bem-estar do cão e aumentam os comportamentos indicativos de stress ou grandes problemas comportamentais.
  • cooperativas, às vezes chamadas de “positivas” : baseadas em recompensas e sensações agradáveis ​​para o cão (R+ e P-). O cão ouve e “obedece” por inveja, adere e entende seu interesse, torna-se ator em seu aprendizado, sente prazer ou ausência de dor/desconforto física ou psicologicamente.

Os 3 principais métodos de treinamento de cães

Existem vários métodos de treinamento de cães por aí e, com a evolução, os costumes e uma melhor compreensão dos cães , é provável que surjam mais nos próximos anos.

Podemos no entanto distinguir 3 métodos principais de educação canina, pelo que são os mais conhecidos e os mais praticados .

1 – O método tradicional

método tradicional de educação canina baseia-se no princípio do condicionamento responsivo e na teoria, que hoje sabemos ser errônea, da hierarquia entre as espécies: o cão deve ser dominado pelo homem, sob pena de ser pelo cão se ele não o subjuga.

Com base em uma observação de lobos em cativeiro, essa suposta hierarquia (dominador de lobo alfa) foi invalidada. A observação de lobos na natureza demonstra, pelo contrário, um comportamento social de partilha de tarefas, sem hierarquia estabelecida e sem competição.

Assim, no método tradicional, o homem procura obter comportamentos em resposta a ordens que o cão deve obedecer. Com acessórios (trela, apito, coleira, campainha) associados a recompensas ou punições , o cão aprenderá os comportamentos adequados .

Os detratores deste método evocam o uso de acessórios coercitivos (coleiras de estrangulamento, coleiras elétricas), sanções e punições, às vezes violentas e traumáticas para o cão. Quando outros insistem que este método não leva em conta a natureza e a sensibilidade do animal.

Os defensores desse método educativo defendem-se contra qualquer maltrato infligido ao animal e ressaltam o fato de que essas práticas marginais foram introduzidas abusivamente por alguns educadores, ao passo que a noção de punição deve ser entendida por repreensão verbal e nunca por pancadas.

Essas controvérsias e uma compreensão mais apurada do comportamento canino tornaram esse método menos popular hoje, dando lugar a outras abordagens.

2 – O método de educação positiva

Baseia-se no condicionamento operante e reforço positivo , mas também, segundo alguns educadores caninos, na teoria da hierarquia e dominância das espécies.

Este método visa utilizar a motivação do cão para adotar um comportamento adequado, pois ele sabe que será recompensado (bajulação, carícias, mimos). Os comportamentos “maus” são redirecionados para os comportamentos esperados (punição negativa).

A punição negativa deve ser entendida como a interrupção do comportamento inadequado para que o cão aprenda que só ficará satisfeito adotando o comportamento desejado.

Por exemplo, quando você está passeando com seu cachorro na coleira e ele está puxando do seu lado, parar e interromper a caminhada está levando-o a entender que seu comportamento (puxar a coleira) está induzindo uma reação negativa (fim da caminhada) . Ele vai parar de fazer isso para que seu passeio não seja tirado dele.

Assim, o cão torna-se um ator em seu aprendizado ao aprender que suas ações têm consequências positivas ou negativas e tenderá a aprender mais facilmente os comportamentos apropriados que geram uma consequência positiva e a evitar aqueles que têm consequências negativas.

O método de educação positiva elimina totalmente a coerção, o medo, a intimidação do cão e afirma levar em conta sua personalidade e sua sensibilidade .

O adestramento com clicker, ou o uso de um clicker que emite um som claro e preciso, quando o cão adota o comportamento esperado e a distribuição de uma recompensa logo em seguida, é uma variação muito popular do método positivo.

3 – O método de educação natural

Inventado pelo etólogo Joseph Ortega, após observar lobos na natureza, o método de educação natural baseia-se no reforço positivo , observação, compreensão e respeito pelo animal.

Durante essas observações, Ortega percebe que os filhotes adotam comportamentos específicos com a mãe. A um sinal dela, os Cubs correm até ela quando ela volta da caça, sentam-se lambendo os beiços quando ela levanta a cabeça, deitam-se quando ela se deita, etc.

Os comportamentos instintivos dos filhotes são induzidos por suas necessidades vitais (alimentação) e podem ser desencadeados por códigos (sinais enviados pela mãe). Ele então imaginou um método de educação para cães, baseado nessas observações.

O método natural pressupõe que cada cão tem sua própria personalidade, suas próprias emoções, suas próprias habilidades e que variam de um indivíduo para outro.

Para educá-lo, portanto, é necessário, acima de tudo, compreendê-lo, ser capaz de empatizar e usar sua motivação natural e seus instintos . Você tem que criar um vínculo de confiança e amizade, mantendo o controle da situação.

Punições, constrangimentos, reprimendas são completamente excluídos deste método de aprendizagem. Enquanto tratar, recompensar, acariciar, brincar, são usados ​​para provocar comportamentos desejados ou promover comportamentos espontâneos que são desejados. Os sucessos são valorizados e os fracassos são simplesmente ignorados.

O cão aprende de uma forma divertida, sem constrangimentos, sem stress e este método, que se tornou muito popular nos últimos anos, é particularmente indicado para cães muito jovens.

Existem ainda outros métodos, variações e adaptações, mas o que você precisa saber, seja qual for o método que preferir, é que o sucesso e o bem-estar do cão que você deseja treinar estarão condicionados pela forma de aplicação do método de educação canina.

Respeito, benevolência, doçura e cumplicidade são necessários para que o aprendizado seja bem-sucedido e para que seu cão seja realizado. Todos os estudos mostram isso!

Além da obediência, o treinamento do cão reflete uma filosofia ou um estado de espírito com seu cão.

O adestramento de cães não pode mais se basear nessas ideias recebidas, desmascaradas pelos cientistas por serem infundadas, a saber:

  • o princípio da hierarquia entre homem e cão , da relação dominante-dominado ; o cão retém com quem tem uma relação positiva e com quem tem uma relação negativa, é um equilíbrio de interações entre diferentes pessoas e o cão.
  • a noção de ” culpa do cão ” que pensa que fez algo estúpido por sua atitude não é um estado emocional realista e não reflete o que o cão realmente fez.

Compreender o seu cão, utilizar métodos cooperativos, facilitar a sua aprendizagem e dar-lhe a possibilidade de escolha, tendo em conta a qualidade da relação do cão com as pessoas, são fundamentais para tornar o treino canino uma prática ética e de acordo com os imperativos de bem-estar canino.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *